domingo, 29 de agosto de 2010

Rinha de Coelhos

Por Andrius Luiz

Eu tinha inúmeras coisas importantes para realizar neste fim de semana, agora ele está no fim e não fiz maior parte delas. Tudo bem, fiz outras coisas muito importantes, como assistir vários vídeos engraçados no youtube e alguns programas do “Cala Boca Piangers” . Mas deixamos as coisas importantes de lado e vamos direto a perca de tempo, vamos direto a razão do post:
A característica mais marcante dos Curitibanos é ingenuidade. Isso não se deve ao clima, colonização ou localização, mas sim pela pouco contato que a cidade esteve comigo, estou aqui somente a seis meses, pouco tempo demais para que a população pudesse aprender que a história fantástica que conto nem sempre aconteceu além das fronteiras da minha imaginação. Mas essa história que conto agora é toda sincera.
Uma coisa que os curitibanos que tiveram contato comigo e com a Adrieli aprenderam e nunca mais esquecerão é que Criciúma é uma cidade utópica, quase que perfeita. Tudo de bom que a cidade tem eles sabem de cor, claro que nunca comentamos que Criciúma também tem seus pontos negativos, e que não são poucos. Mas tem um rapaz em especial que sabe que Criciúma não é somente uma cidade perfeita, mas também uma cidade lendária. Este rapaz é o Vagner, rapaz que trabalhou comigo durante quatro meses e carrega consigo a ingenuidade de trezentos curitibanos, mas graças a isso ele já sabe coisas que vocês só saberão agora.

1. Criciúma não tem mendigos nas ruas, pois a prefeitura remunera muito bem os moradores de rua.


2. Em Criciúma também existe dia dos namorados, mas somente os homens ganham presentes, pois é dia dos namorados e não namoradas.


3. O esporte popular da cidade é a rinha de coelhos, e todo ano tem um grande campeonato onde o campeão é o coelho “fofinho” (coelho da foto), meu coelho “esquipe” nunca foi campeão, mas sempre é um dos favoritos. A regra do esporte se resume em: Quem morrer ou perder uma das orelhas primeiro é o perdedor.


4. Dia 6 de Setembro é o dia da pedra moedeira, feriado municipal.


Única história que o Vagner não acreditou foi sobre os tornados corriqueiros que acontecem lá.
Sobre o dia da pedra moedeira contarei em um outro post pois não tenho tempo agora, tenho que procurar no Google o resumo do filme que eu deveria ter assistido hoje, mas graças ao Piangers não pude assistir.

4 comentários:

  1. Meu coelho nunca foi campeão :S

    Ei mas falando na cidade utópica, hoje ligo a tv as sete da manhã como não é de costume e começam a falar de criciúma.
    Claro que não falam nada de utópico mas sim dos milhares de criciumense que vão para os EUA à procura de sub-empregos. Mas isso nenhum curitibano ou joinvilense precisa ficar sabendo.

    ResponderExcluir
  2. eles vao trabalhar em sub-empregos porque estao cansados dos empregos excelentes que tem, e querem variar um pouco!

    ResponderExcluir
  3. Na real eu acho que eles querem é aventura! Só pode.

    Eu estava sem ver o blog fazia um tempo mas acabei de ler os ultimos posts.. Parabéns aos dois pelos textos.
    Boa sorte na adaptação ;D

    ResponderExcluir
  4. É que é assim ó,para quem não é de Criciúma a gente só conta maravilhas,e para quem é nós reclamamos da porcaria em que a cidade se encontra.Ou seja,para falar mal de Criciúma tem que ser morador da cidade ou Criciumense nato,senão não pode.

    ResponderExcluir